História

O Ishtar - Espaço para Gestantes iniciou suas atividades em 29 de setembro de 2007, com a união de três amigas em torno de um mesmo ideal. As suas próprias experiências de maternidade foram o pivô dessa união. Cada uma vivenciou a gestação, parto e maternidade de uma forma diferente de acordo com seus conhecimentos e instintos.

Mas uma coisa foi comum às três: a vontade de parir e criar seus filhos de uma forma mais respeitosa e humanizada. Ao perceberam que esse desejo é bastante comum e crescente – apesar da difuculdade de concretizá-lo na realidade brasileira atual - decidiram criar um grupo de apoio à gestação e ao parto ativo, na zona sul de Recife.

Ao longo do tempo, esse desejo foi contagiando outras cidades do Brasil, e em abril de 2009 foi criado o Ishtar Fortaleza, com a iniciativa de Semírames Ávila e Kelly Brasil. Depois de alguns anos contribuindo com esse espaço, Kelly decidiu trilhar outros caminhos, despedindo-se do grupo. Foi quando Liana Queiroz e Carla Weyne, ambas participantes do Ishtar Fortaleza desde o início da gravidez, assumiram a missão de coordenar o grupo, junto com Semírames.

Os encontros, inicialmente, aconteciam na sala de uma escola, passando para um centro terapeutico e agora na Mãe do Corpo - Espaço de Apoio à Maternidade. Das primeiras reuniões com duas ou três gestantes presentes, hoje os encontros do Ishtar Fortaleza recebem em torno de trinta participantes, a maioria gestantes e casais grávidos, mas também "tentantes" e profissionais interessados no tema.

Desde sua criação, o Ishtar Fortaleza já realizou mais de 60 encontros gratuitos, tendo também promovido e apoiado outras importantes realizações em Fortaleza, como a Marcha pelo Parto em Casa (junho de 2012), a Marcha pela Humanização do Parto (julho de 2012), Audiência pública sobre Humanização do Parto na Câmara dos Vereadores (junho de 2013) e evento em apoio ao financiamento do filme "O Renascimento do Parto" (agosto de 2013).

Se você tem interesse pelo parto ativo e/ou acredita que o nascimento respeitoso é uma questão de todos, venha construir essa história com a gente!


Nenhum comentário: